Manter o meio ambiente sadio para as gerações futuras é uma obrigação compartilhada por todos e cada pequena decisão conta.

O que pouca gente sabe é que a limpeza das suas roupas também tem um importante impacto no meio ambiente. Seja pelo uso ineficiente de água ou pelo uso de produtos que agridem o ambiente, lavar suas roupas incorretamente pode estar afetando o futuro de todos nós.

Saiba quais são os perigos e como A Lavadeira pode te ajudar a diminuir esse impacto!

Desperdício de água

A máquina de lavar já é um avanço enorme em relação aos tanques da época das nossas avós. Segundo estimativa da Omo, encher um tanque com a torneira aberta por 15 minutos gastaria mais de 270 litros de água contra 135 de uma máquina de 5 quilos.

No entanto, ainda existem práticas modernas que fazem uso ineficiente da água.

Por exemplo, usar sua máquina de lavar abaixo da capacidade máxima usa sempre um pouco a mais de água que o necessário. Esse pouco vai se juntando a cada vez e, somado, é um desperdício grande.

Outro erro comum é usar quantidades erradas de sabão em pó ou amaciante, por exemplo, tanto para mais quanto para menos. Se você coloca muito pouco, sua roupa não vai ficar limpa do jeito que você quer; se você coloca demais, a máquina gasta mais tempo fazendo o enxague e suas peças podem acabar manchadas, o que vai pedir uma nova lavagem.

Produtos que agridem o meio ambiente

No final do ciclo de lavagem, a máquina de lavar despeja no esgoto a água com o sabão em pó e a sujeira das suas roupas. Eventualmente, esse material pode acabar nos rios e córregos da sua região, por isso é muito importante escolher os produtos corretos.

De um lado estão os detergentes químicos não-biodegradáveis, que se acumular nos rios e córregos afetando negativamente todo o ecossistema; do outro lado, estão os detergentes biodegradáveis, isso é, que podem ser destruídos pelas bactérias presentes nos rios e não afetam o equilíbrio do ambiente.

Parece simples, mas tudo isso ainda é afetado pelos corantes, conservantes, fragrâncias e várias outras substâncias presentes nesses produtos afetam direta ou indiretamente seu impacto ambiental, o que dificulta muito na hora de escolher qual produto usar.

Conte com A Lavadeira

Para diminuir o impacto da lavagem de roupa no seu dia-a-dia, conte com A Lavadeira. Além de ser mais barato que uma lavanderia tradicional e permitir que você acompanhe cada peça de roupa individualmente, também é muito melhor para o meio ambiente.

A Lavadeira usa somente insumos de limpeza biodegradáveis. São eles: detergentes enzimáticos, alcalínicos e de limpeza profunda, alvejantes seguros, amaciantes e neutralizadores.

Além disso, todo o processo é pensado para evitar o máximo de desperdício de água e em reduzir o impacto de carbono das lavagens na atmosfera, mantendo a sua roupa e o meio ambiente limpos.

Acesse agora nossa página de planos e escolha o que melhor se encaixa na sua vida.