Precisou tirar pelo de roupas? Isso pode ser bastante comum nas peças com determinados tecidos ou para quem tem animais de estimação em casa. Acontece mais frequentemente em tecidos texturizados, veludos, malhas e sintéticos, como os poliéster e nylon.

Assim, ao perceber que as peças estão com pelos, surge a dúvida sobre como resolver o problema. Afinal, mesmo que as roupas estejam limpas, pode passar a impressão de desleixo e causar constrangimentos. 

Pensando nisso, preparamos uma lista com 5 dicas para tirar pelo de roupas e acabar com esse problema. Continue lendo e saiba mais!

1. Use a técnica da fita adesiva para tirar pelo de roupas

Uma das principais técnicas é usar fita adesiva. Existem alguns rolos próprios para tirar pelo de roupas que podem ser comprados em qualquer mercado. Porém, se você não contar com essa solução em casa ou desejar uma alternativa mais econômica, aposte nas fitas adesivas.

Nesse caso, o ideal é utilizar as fitas mais largas, que agilizam o processo. É bem simples: você enrola um pedaço de fita nos dedos, grudando as extremidades com a parte adesiva para fora. Depois, basta fazer movimentos de vai e vem para tirar os pelos. Caso seja necessário, utilize outros pedaços de fita para concluir o serviço. 

2. Passe uma esponja de cozinha úmida

A esponja de lavar louça é fácil de encontrar e pode ser uma aliada nessa tarefa. Para tanto, ela deve estar levemente úmida e ser passada com movimentos circulares pelo tecido, desgrudando os pelos da peça. Utilize sempre uma esponja nova, que é mais resistente, e passe a parte macia nas roupas, sempre com movimentos delicados.

O lado mais áspero pode danificar as peças, principalmente aquelas com tecidos mais delicados. Quando notar que ela já está com muitos pelos, lave-a para retirá-los e reinicie o processo na roupa. Também vale ter uma esponja exclusiva para realizar essa tarefa, o que garante maior limpeza e higiene.

3. Utilize uma luva de látex

As luvas de borracha, geralmente utilizadas para limpeza, podem ser aliadas no momento de tirar os pelos das roupas. A textura da borracha consegue desgrudar-los devido ao atrito que elas geram no tecido. 

Pela facilidade que isso proporciona, a técnica também pode ser utilizada para tirar pelos de outros locais que ficam expostos ao problema, como sofás e outros estofados, roupas de cama e outras superfícies maiores. Com a luva é possível varrer os pelinhos para que eles fiquem juntos em um lugar e sejam retirados com a mão. Depois é só descartá-los no lixo.

4. Retire os pelos com as mãos úmidas

Um problema que pode surgir é se deparar com os pelos nas roupas e não ter nenhum dos itens citados nos tópicos anteriores à sua disposição. Se isso acontecer, vale tentar retirar os pelos com as mãos úmidas, especialmente se eles estiverem apenas em uma região ou sem excesso.

O procedimento é simples: molhe a mão (sem deixar excesso de água) e faça movimentos suaves, de baixo para cima, nos locais com pelos. Caso tenha dificuldades, mude a direção dos movimentos para que o atrito desgrude os pelos da peça. 

Bônus: Saiba como evitar pelos nas roupas

Além de seguir as dicas para tirar pelo de roupas, é importante aplicar algumas práticas que evitam que eles grudem nos tecidos. Existem várias maneiras que podem ser aplicadas, por exemplo:

  • veja a maneira certa de lavar cada tecido;
  • separar corretamente as peças por cor em cada lavagem;
  • aspire a casa com maior frequência;
  • não misturar tecidos que soltam pêlos (como a) com os demais;
  • escove os animais de estimação, se houver, diariamente para reduzir a queda de pelos. 

Você também pode procurar um serviço profissional para lavar as roupas. Assim, você garante o uso dos produtos mais indicados que ajudam a combater o problema, além de garantir roupas limpas e bem cuidadas

Seguindo essas dicas para tirar pelo de roupas, é possível manter as peças bem conservadas e com a aparência verdadeira de limpeza. Ainda, é importante adotar os cuidados para evitar os pelos e facilitar o dia a dia.

Quer acompanhar mais dicas para cuidar das suas roupas? Siga as nossas redes sociais: Facebook e Instagram!