Quando se fala em lavar roupa, muitas pessoas acreditam que o processo é simples e que não exige conhecimento. No entanto, existem diferentes tipos de lavagem e é preciso conhecê-los para saber qual é o ideal para cada peça. Caso contrário, os resultados podem não ser os esperados e, em algumas situações, o tecido pode acabar danificado.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para explicar os diferentes tipos de lavagem existentes e para quais tipos de peça elas são indicadas. Continue a leitura e entenda como manter as suas roupas impecáveis!

Lavagem a água

Esse é o processo mais tradicional, quando as peças são imersas em água e recebem produtos específicos para ajudar a retirar a sujeira. No entanto, é preciso ter atenção a diversas questões específicas, como:

  • produtos recomendados e proibidos;
  • possibilidade de utilizar a máquina de lavar (mesmo que o item possa ser molhado, não significa que pode ir à máquina);
  • temperatura da água, que pode ser quente ou fria, dependendo do tecido;
  • tempo de molho para a peça.

As etiquetas das roupas trazem informações para ajudar quem não está familiarizado com os diferentes tipos de lavagem de roupa. Portanto, fique atento para esclarecer os detalhes sobre a possibilidade de deixá-la de molho, a temperatura da água e outras restrições. 

Lavagem a seco

Existem peças que não devem utilizar os processos tradicionais porque eles podem danificar os tecidos ou deformar a roupa. Nesse caso, a lavagem a seco é a mais indicada. Sendo assim, aplicam-se produtos específicos que conseguem retirar sujeiras localizadas, para que não fiquem manchas. 

Ela é bastante utilizada em peças específicas, como alfaiataria, ternos, vestidos de festa e outras roupas que exigem cuidados especiais. Os produtos utilizados são especialmente desenvolvidos para isso, impedindo descoloração, encolhimento e deformações nas fibras do tecido. 

Nesse caso, é indicado ter auxílio de uma lavanderia. Mesmo que existam alguns kits caseiros à venda, a qualidade e a eficácia são questionáveis, pois não seguem as mesmas características dos profissionais. Como são produtos químicos, o uso incorreto pode danificar a roupa, então é preciso conhecer profundamente todo o processo.  

Hidratação

As peças de couro precisam de cuidados especiais na limpeza. Aqui, a hidratação deve fazer parte do ciclo para garantir maior vida útil à peça. Para isso, são usados produtos específicos para retirar manchas e mofo, além de outras sujeiras do material.

Geralmente, o processo de limpeza segue a lavagem a seco. Após isso, são aplicados produtos para hidratar o couro, desenvolvidos para essa finalidade. A  etapa da hidratação pode ser feita com menos frequência — de 3 a 4 vezes por ano.

Lavagem de roupas delicadas

Aqui, existem duas possibilidades. O uso da máquina em ciclos específicos para lavagem de peças mais delicadas, que deve ser feita separadamente, ou a lavagem à mão. Por exemplo, existem alguns tecidos que não devem ser lavados na máquina pelos riscos de danificar as roupas, como:

  • camurça;
  • cetim;
  • couro;
  • bordados e paetês;
  • crochê ou tricô;
  • seda;
  • renda.

No entanto, é preciso sempre verificar a peça individualmente, pois algumas podem contar com a indicação de possibilidade de lavar na máquina utilizando os ciclos delicados. Na dúvida, escolha a lavagem à mão para não ter riscos de danificar suas roupas.

Wet cleaning

Esse tipo de lavagem trouxe inovação. No wet cleaning são utilizados produtos específicos para proteger as fibras do tecido e um baixo volume de água, por meio de uma programação específica nas máquinas profissionais. 

O objetivo é apenas retirar sujeira e odores, então o tempo é calculado para proporcionar esse resultado, sem precisar expor as peças à umidade e aos produtos por mais tempo do que seria necessário. Por isso, ele é considerado uma evolução da lavagem a seco e também é mais sustentável.

Como você viu, existem diferentes tipos de lavagem de roupas, então é essencial saber qual é a ideal para cada peça a fim de garantir mais durabilidade para as suas roupas. Para auxiliar, você pode contar com uma empresa especializada, como A Lavadeira, que oferece planos personalizados para atender às suas necessidades. 

Conseguiu esclarecer as suas dúvidas? Se você precisa de serviços de lavanderia para garantir roupas impecáveis, acesse o nosso site e conheça as soluções da A Lavadeira!