Não é só em casa que o impacto de lavar roupas sobre o meio ambiente é grande. Lavanderias têm diferentes métodos para lavar roupas “a seco”. Via de regra, dois métodos são mais empregados quando a fibra não aguenta uma lavagem tradicional com água:(1) wet cleaning (uso limitado de água com impermeabilizante para prevenir dano à fibra) e (2) lavagem com solvente, tipicamente o percloroetileno (percloro).

"A Organização Mundial da Saúde classifica o PERCLORO na segunda mais alta categoria de risco de cancer."

O percloro é um ótimo desengraxante, é bastante usado na indústria para limpeza pesada de metais. Por isso é ótimo também nas manchas de gordura!

Mas mesmo com esse poder todo o percloro foi banido na Califórnia, Nova York, França e Reino Unido entre outros países. Por que? A Organização Mundial de Saúde estuda e monitora efeitos cancerígenos através da Associação Internacional de Pesquisa do Câncer. Oficialmente, a Associação classificou o solvente na segunda categoria mais alta de risco de provocar câncer (Grupo 2A). É claro, não queremos expor nossa equipe ou nossos consumidores a isso e, infelizmente, no Brasil a substância ainda é permitida.

Grande parte das lavanderias de lavagem a seco ainda usam o percloro. Antes de mandar suas roupas para a lavanderia, pesquise. E se sentir um cheirinho de éter ao receber sua roupa, pergunte.