Um problema recorrente entre diferentes pessoas é lidar com a rotina: o acúmulo de responsabilidades e tarefas necessárias para o dia a dia muitas vezes impede que existam períodos mais longos para descansar ou se divertir. Nesse cenário, é normal se perguntar como ter mais tempo livre e pesquisar maneiras de fazer isso.

O cansaço excessivo e a falta de uma boa gestão do tempo são os principais fatores que trazem dificuldades. Porém, existem diversas práticas e hábitos que podem ser adotados para ajudar a lidar com o problema e conquistar maior qualidade de vida.

Neste conteúdo, você aprenderá por que é tão importante ter momentos de descanso e como ter mais tempo livre de maneira descomplicada. Acompanhe!

Qual a importância de ter mais tempo livre?

Ter tempo livre é um dos pilares da qualidade de vida. Ele se refere à possibilidade de escolher quais atividades realizar nesses momentos, sem se preocupar com obrigações da rotina, como o trabalho. Por isso, ele é bastante associado aos momentos de relaxamento e diversão, impactando a saúde física e mental.

A falta de descanso e lazer podem levar ao estresse e diversos transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade. Ainda, há risco de desenvolver lesões devido ao excesso de trabalho, principalmente quando ele vem acompanhado de falta de tempo para bons hábitos alimentares e exercícios físicos.

Dessa forma, é essencial saber como ter mais tempo livre e adotar medidas que viabilizem a prática. Fazendo isso, você conseguirá realizar mais atividades saudáveis, sair com os amigos e aproveitar melhor a vida com as pessoas que você gosta. 

Como ter mais tempo livre no dia a dia?

Depois de entender por que é tão importante ter tempo livre na sua rotina, é hora de aprender as principais práticas para otimizar o dia a dia e poder aproveitar momentos de descanso com mais frequência. Confira!

Organize a rotina

Um dos principais vilões de uma boa rotina é a falta de organização. Tenha uma agenda, física ou digital, para anotar todos os seus compromissos. A partir disso, você consegue visualizar se realmente é possível lidar com todas as atividades, ou se não sobra tempo.

É bastante comum que as pessoas assumam muitas responsabilidades e, pela falta de controle, não conseguem identificar esse problema. Com uma agenda, você consegue organizar os horários e terá como consultar como está o seu tempo livre antes de aceitar novas demandas.

Ao fazer isso, inclua um dia sem compromissos para aproveitar com a família e períodos de descanso, como horário do almoço, tempo para realizar atividades de lazer e, principalmente, para ter uma boa noite de sono. 

A ideia é que esses momentos se tornem rotina, então com tudo anotado na agenda, fica mais fácil controlar as atividades para não comprometer os horários de lazer. 

Crie listas de tarefas

Além de ter uma agenda, tenha uma lista com todas as tarefas diárias, semanais ou que devem ser feitas em outras frequências. Isso ajudará a controlar o que já foi feito e o que está pendente. Ainda, fica mais fácil manter o foco quando você consegue acompanhar a evolução dos seus afazeres.

Nesse caso, o impacto é mais psicológico, evitando a procrastinação. Como resultado, você melhora o desempenho nas atividades e reduz o tempo gasto. Logo, é possível ter mais períodos de descanso. 

Outro benefício é o fim dos esquecimentos. Com tudo anotado, há menos riscos de que algum compromisso importante fique para trás, exigindo que você trabalhe em momentos que não foram planejados para colocar tudo em dia após os atrasos. 

Ao organizá-las, não se esqueça de fazer pequenas pausas para descansar o cérebro e depois conseguir retomar as atividades com mais concentração. 

A técnica pomodoro pode auxiliar, mesclando períodos de foco, de aproximadamente 25 minutos, com pequenos intervalos de cerca de 5 minutos. Porém, vale fazer testes para descobrir os tempos que funcionam melhor em cada situação. 

Saiba dividir os afazeres

Muitas vezes, os problemas com o acúmulo de tarefas são causados pela dificuldade de delegar atividades e dividir as responsabilidades. No trabalho, a preocupação com a qualidade das entregas ou a insegurança de contar com apoio de outros profissionais costuma gerar sobrecarga.

Em casa isso também é recorrente. Às vezes, apenas um membro da família acumula todas as atividades e depois sente dificuldade em incluir os demais nas tarefas domésticas. No entanto, é fundamental saber como dividir os afazeres e solicitar ajuda para reduzir as suas responsabilidades

Além disso, vale procurar soluções que otimizem o dia a dia. Por exemplo, verifique se os supermercados da cidade já aderiram ao delivery e compras por aplicativo. Assim, você faz tudo sem sair de casa de maneira bem mais rápida, já que é necessário apenas incluir os itens no carrinho. Nada de perder tempo com trânsito e filas no caixa. 

Para as refeições, vale encontrar restaurantes que façam entregas frequentes e com cardápios variados. Desse modo, é possível economizar o tempo que seria necessário para o preparo e a sujeira na cozinha. 

Ainda, existem outras parcerias que podem ser utilizadas, então pesquise as opções da sua região e aproveite a tecnologia para ter mais praticidade. 

Otimize o seu horário de trabalho e a rotina

A falta de tempo pode estar relacionada a forma como você faz o seu trabalho. Por isso, é importante encontrar maneiras de otimizar a rotina, organizando a agenda de uma maneira em que as atividades realizadas se encaixem melhor.

Por exemplo, se é preciso realizar funções na rua, fora de casa ou da empresa, vale ter um dia específico para fazer isso tudo, evitando o excesso de saídas. Ao organizar a rota, pense no caminho de modo a pegar menos trânsito e fazer menos voltas. 

O mesmo vale para a realização de outras tarefas da rotina. Se você vai à academia, isso pode acontecer antes ou depois do trabalho, como uma parada no caminho. Outros compromissos, como aulas e cursos, podem seguir a mesma lógica.

E que tal aproveitar os tempos de espera para agilizar tarefas? Quem estuda pode aproveitar momentos enquanto aguarda uma consulta ou utiliza o transporte público para ler materiais de aula. Portanto, reavalie os seus processos para criar maneiras de otimizar os seus horários.  

Reavalie as tarefas domésticas

Um dos fatores que consomem tempo na rotina são os afazeres domésticos. São várias tarefas que devem ser cumpridas em diferentes frequências para manter um ambiente limpo e agradável para a família. 

Nesse caso, avalie a possibilidade de ter suporte de profissionais. Para limpeza, os diaristas podem realizar as atividades mais pesadas que não precisam de tanta frequência. 

Outra dica de ouro é contar com os serviços de uma lavanderia. Lavar, estender para secar e depois passar as roupas exige bastante tempo, além de cuidados específicos para manter a qualidade de todas as peças e não deixar manchas. As etiquetas das peças também trazem instruções com as melhores práticas para não danificar o tecido.

Com o suporte profissional para ajudar nas tarefas domésticas, elas deixam de ocupar tanto tempo da sua rotina. Dessa maneira, é possível ter mais oportunidades para aproveitar com a família, curtir seus hobbies e ter mais tranquilidade em seu dia a dia. 

Seguindo essas dicas de como ter mais tempo livre, trabalhe para que elas se tornem um hábito. Isso facilita a manutenção de uma rotina mais organizada, sem sobrecarga e com muito mais qualidade de vida. 

Gostou do conteúdo? Se você quer mais dicas para otimizar a sua rotina e facilitar as tarefas domésticas, siga as nossas redes sociais e acompanhe as atualizações. Estamos no Facebook e no Instagram!