Bom, você poderia ter assinado A Lavadeira, a lavanderia por assinatura que lava e passa as suas roupas e garante que nenhuma delas ficaria amareladas. Mas já que você não fez, existem outras coisas que você pode sempre fazer.

Aprenda como manter roupas brancas do jeito que elas devem ser: brancas!

Antes de colocar na máquina

Boa parte do segredo de manter suas roupas brancas está antes da lavagem em si.

Por exemplo, se ela estiver manchada, é sempre melhor tratar essas manchas antes da lavagem. Você pode usar detergente ou shampoo neutro para limpar pontos específicos com a ajuda de uma escova de dente.

Você pode também deixar a roupa branca de molho em água morna ou quente, com uma xícara de vinagre. A água quente ajuda a amolecer o tecido, soltando assim a mancha. Já o vinagre branqueia e tira odores. Não deixe mais que uma hora.

Depois disso, aí sim coloque na máquina de lavar

Cuidados ao lavar na máquina

Um dos principais vilões das roupas amareladas é pouco esperado: o alvejante.

Usado justamente para embranquecer as roupas, esse composto químico enfraquece os tecidos, o que favorece o amarelamento e deixa mais difícil remover manchas. Prefira opções branqueadoras oxigenadas, que não agridem a roupa.

Mas não é só isso que você pode fazer para manter suas roupas. Um passo essencial, por exemplo, é separar as roupas brancas das coloridas, para garantir que não passe tinta de uma para a outra.

Além disso, tome cuidado com a medida correta dos produtos de limpeza. Caso contrário, você pode acabar com desagradáveis manchas nas suas roupas.

Amarelou? Ainda tem jeito

Se o seu problema é uma roupa que amarelou e você quer recuperar, saiba que também tem jeito.

Uma solução eco-friendly é diluir um quarto de suco de limão em 4 litros de água bem quente e colocar a roupa amarelada dentro. Depois de duas horas, pendure a roupa no sol. Depois de seca, ela estará menos amarelada.

Se você não gostou do resultado ou quer um recurso mais “armamento pesado”, você pode usar borato de sódio, um composto químico que você pode comprar no Mercado Livre.

Dissolva duas colheres de sopa em água e coloque no compartimento de alvejante da sua lavadora. Lave as roupas amareladas e pendure-as ao sol.

O resultado será surpreendente!