O tênis branco é uma peça coringa e faz sucesso no guarda-roupa de muitas pessoas. Porém, eles sujam facilmente e exigem cuidados para manter sempre a cor original, sem manchas e sem um tom amarelado. Você sabe como lavar tênis branco? 

Essa questão gera muitas dúvidas e dificuldades, afinal, nem sempre é fácil conquistar aquele tom original novamente. Além disso, é preciso conhecer boas práticas para lidar com manchas e conseguir conservar o calçado ao longo do tempo. 

Neste conteúdo, você vai aprender as principais dicas sobre o assunto. Continue a leitura e descubra como lavar tênis branco e conservá-lo da melhor maneira!

Principais dúvidas sobre como lavar tênis branco

O tema traz algumas dúvidas comuns, então você vai conferir a resposta para as principais perguntas sobre como lavar tênis branco!

Como lavar tênis branco na máquina?

Primeiro, você precisa verificar se o tênis pode ser lavado na máquina nas instruções do fabricante. Alguns materiais não permitem ir para a lavadora e exigem cuidados específicos. Caso ele possa ser lavado dessa maneira, retire os cadarços, as palmilhas, o excesso de sujeira e coloque-o em um saco especial para lavagem de sapatos ou uma fronha. 

Assim, ele não será danificado pela fricção que pode acontecer na máquina de lavar. Em relação aos produtos, use o sabão de sua preferência e água fria. Produtos fungicidas e bactericidas também podem ajudar. Por fim, ele deve secar à sombra para evitar que o tecido desbote. 

Como lavar tênis branco de couro e tecido?

Existem diferentes técnicas que podem ser usadas na lavagem, mas é preciso ter atenção ao tipo de tecido. Os de couro não devem ser imersos em água, pois isso pode causar o ressecamento do tecido. A dica é usar uma escova macia e úmida, com sabão, fazendo pequenas fricções até remover a sujeira. Depois finalize com pano úmido. 

Já os de tecido oferecem mais alternativas. Você pode aplicar a mesma técnica citada ou utilizar a máquina, se o fabricante indicar o uso. Nos próximos tópicos, você aprenderá diversas práticas que podem ser usadas. 

Como tirar mancha de tênis branco?

As manchas exigem mais atenção devido à dificuldade de remoção. Nesse caso, é preciso usar produtos específicos, geralmente com aplicação direta na área manchada. O sabão e o detergente podem resolver alguns casos.

Em outros, é necessário usar produtos mais fortes, como alvejantes e outros tira-manchas do mercado. Porém, também existem algumas soluções caseiras que podem ajudar, como bicarbonato de sódio ou talco.

Melhores produtos caseiros para lavar tênis branco

Os produtos caseiros podem ser utilizados para tentar melhorar os resultados na lavagem do tênis branco. A seguir, listamos os principais e mostramos como devem ser usados para essa finalidade. 

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio já é bastante conhecido como um aliado da limpeza e também pode ser utilizado para lavar o seu tênis branco. Para tanto, siga estes passos:

  • misture água, detergente e bicarbonato de sódio, usando a mesma proporção dos três em uma quantidade suficiente para cobrir o calçado;
  • os produtos vão formar uma pasta, então aplique-a por todo o calçado (sem cadarços e palmilhas);
  • esfregue com uma escovinha, com atenção à fricção para não causar danos;
  • deixe agir por alguns minutos e depois enxágue. 

Se ainda restarem áreas com manchas, existe outra técnica: misture meia xícara de vinagre com meia colher de chá de bicarbonato. Depois aplique com um cotonete nas áreas manchadas, deixe agir por alguns minutos e lave o tênis normalmente. 

Pasta de dente

A pasta de dente pode ser usada para limpar o tênis branco, mas é preciso que ela seja daquelas brancas. Nesse caso, comece fazendo uma limpeza geral com o detergente ou sabão para retirar o excesso de sujeira, retirando a espuma com um pano úmido.

Depois aplique a pasta de dente nas regiões desejadas e esfregue com a ajuda de uma escovinha — pode ser uma escova de dentes que não é mais utilizada. Deixe o produto agir por alguns minutos e enxágue. Se o material for delicado, não utilize muita força. Você pode repetir o processo para tentar melhorar os resultados.  

Sal grosso

Outro item da culinária que pode ajudar na hora de lavar tênis branco é o sal grosso. Para isso, você deve misturar meia xícara de sal grosso com um pouco de água — a ideia é fazer uma pasta. Depois você espalha no calçado e esfrega com uma escovinha. É preciso deixar o produto agir por uma hora. Depois você deve enxaguar normalmente e secar o tênis. 

Talco

Essa não é exatamente uma dica de limpeza, mas pode ajudar a disfarçar algumas manchas quando você não tem tempo para efetuar a limpeza completa. Você faz uma pasta de água com talco (usando a mesma medida para os dois) e espalha no tênis. O talco vai secar e deixar ele branco. Porém, depois você precisa fazer os procedimentos normais de lavagem. 

Ainda, vale lembrar que essas técnicas podem não funcionar conforme o material ou do tipo de mancha. Ainda, observe sempre as orientações do fabricante para não utilizar produtos que não são indicados, pois, eles são capazes de danificar o tênis. Caso não tenha sucesso, uma lavanderia profissional pode ajudar a recuperar a cor do seu tênis. 

Cuidados para conservar o seu tênis branco limpo

Após conseguir deixar o tênis branco como desejado, é importante conhecer algumas técnicas para que ele se mantenha limpo e sem manchas. Confira as principais dicas!

Aplique impermeabilizantes

Uma dica que pode ajudar a manter o tênis branco por muito mais tempo é a aplicação de impermeabilizantes. Eles evitam grande parte dos danos nos calçados, já que preservam ele no contato com líquidos e outras substâncias.

No entanto, é preciso procurar o produto ideal conforme o tipo de tecido. O processo pode ser feito logo que você comprar e exige manutenções, seguindo as instruções do fabricante do impermeabilizante escolhido. 

Invista em antimofos

Os sapatos podem ser vítimas do mofo, principalmente quando ficam guardados por períodos maiores e têm contato com a umidade. Nos calçados brancos, as manchas podem ser difíceis de retirar, então é ainda mais importante preveni-las. Para isso, utilize produtos antimofo: existem sachês e outros itens no mercado que ajudam a controlar a umidade. 

Guarde sempre limpo e em local adequado

Para finalizar, sempre guarde o tênis limpo, pois é mais fácil limpar manchas frescas do que aquelas que passaram um tempo mais longo no material. Muitas vezes, um pano úmido após o uso é suficiente para resolver o problema, deixando as lavagens mais pesadas para situações específicas. 

Ainda, guarde o sapato em um local adequado, que deve ser limpo e fechado, sem exposição à poeira. Também é importante que ele seja isolado do sol, o que pode causar danos ao material com a exposição contínua. Para ajudar, existem caixas e sacos próprios para armazenar sapatos que podem ajudar.

Conseguiu aprender como lavar tênis branco e cuidar melhor dos seus sapatos? Caso ainda tenha dificuldades, procure um serviço especializado para recuperar a cor original do seu calçado.

Se você gostou do conteúdo, aproveite para aprender como manter roupas brancas por mais tempo!