Mas antes da festa, tem a preparação.

Uma das principais coisas que você precisa arrumar antes de viajar são as malas, afinal você não quer nem chegar ao seu destino sem roupas para usar e nem carregar mais do que duas malas.

Existem várias maneiras de fazer a mala da sua viagem, desde aquelas que mantém suas roupas com menos amassados (como aquela camisa que você aprendeu a passar) até aquelas que otimizam o espaço mas que amassam um pouco mais.

Aprenda mais um pouco com esse texto da A Lavadeira.

O mais importante é planejar

Você com certeza passou várias horas sonhando e planejando sua viagem, pensando os lugares que você quer visitar e os passeios que tem interesse em participar.

No entanto, você planejou quais roupas levar?

As roupas da sua viagem dependem do tipo de programa que você deseja fazer e do destino. Não faz sentido levar um moletom para uma praia no Caribe, assim como seu calção de mergulho fica melhor no seu guarda-roupa do que no friozinho de Buenos Aires.

Além disso, leve em consideração o número de dias que sua viagem durará. Se você vai ficar cinco dias em Floripa, por exemplo, você vai precisar de pelo menos 5 camisetas, 5 roupas de baixo e 5 pares de meias, além de outras peças para combinar.

Definir quantas roupas e quais peças você quer levar é o primeiro passo para uma mala organizada.

Dobrar, enrolar, o que fazer?

Agora que você decidiu quais roupas levar, está na hora de colocá-las na mala.

Uma maneira comum é colocar na mala as roupas dobradas. Afinal, é só tirar do guarda roupa e colocar na mala, sem complicações. Além disso, roupas dobradas amassam menos na mala.

O único problema é que roupas dobradas não aproveitam o espaço da mala da melhor maneira.

Para otimizar o espaço, o ideal é enrolar as roupas. Dessa maneira, você consegue levar muito mais roupas no mesmo espaço: segundo um teste realizado pelo Lifehacker, mais de 30 camisetas, em comparação com 16 camisetas dobradas.

No entanto, as roupas enroladas amassam mais…

No final, a escolha fica nas suas mãos: menos malas ou roupas com menos amassados.