Mas assim que você a encontra no cantinho do guarda-roupa, percebe que ela está toda mordida por traças.

Esse bichinho é comum no mundo todo e é um gênero de insetos da família Lepismaditae. Eles gostam de escuridão, umidade e se alimentam de proteínas de origem animal.

Como você já leu aqui no blog, vários tecidos são de origem animal, como a seda e o couro, por exemplo. Nada pior do que investir um bom dinheiro nessas peças mais bonitas e vê-las destruídas por um insetinho, não é?

Então, você sabe o que pode fazer para evitar que seu guarda-roupa seja infestado por traças? Acompanhe nossas dicas!

Mantenha suas roupas sempre limpas

As traças se alimentam de proteínas de origem animal. Isso significa que elas comem peças de seda, lã e outras, mas não é só isso que pode chamar sua atenção.

Um péssimo hábito que pode dar origem a esses bichinhos é guardar roupas sujas de volta no guarda-roupa. Isso porque, no dia-a-dia, nosso corpo transfere para a roupa pelos e partículas de pele, que também são proteínas e também são de origem animal (ei, o homem também é um animal, lembra?).

Além disso, sujeirinhas de comida, pelos de animais e outros detritos entram em contato com a sua roupa, às vezes sem a gente sequer ver. Tudo isso cria condições atrativas para as traças.

Ah, outra coisa: não pense somente nas roupas que você veste!

Quer um outro exemplo? Tapetes! As partes mais trafegadas geralmente estão menos expostas, já que esses bichinhos odeiam tanto o movimento quanto a luz.

Mas aquelas partes que ficam debaixo dos móveis, onde seu gatinho ama cochilar às tardes, são um prato cheio para as traças.

Então, não tem muito segredo: mantenha suas roupas sempre limpas. Com A Lavadeira, você conta com uma equipe extremamente especializada, um método de lavagem que não agride o meio ambiente e o melhor: até 70% mais barata que as alternativas. Confira!

Mantenha o guarda-roupa limpo também

Como as traças gostam do escuro, geralmente elas ficam escondidas nos cantos do guarda-roupa, junto com as roupas menos usadas. É muito fácil ter esse problema sem sequer saber!

Então, uma boa dica é manter o seu guarda-roupa limpo também.

Como você faz isso? Na verdade, é bem simples. Num dia de sol, tire todas as roupas do seu guarda-roupa e leve para a luz do sol. Lá, escove cada peça e chacoalhe vigorosamente. O movimento vai fazer as traças fugirem e a escovação limpa os ovos, que são difíceis de enxergar.

Não esqueça de aproveitar o guarda-roupa vazio para dar uma boa limpada nele, principalmente nos cantos.

Depois de fazer isso, coloque um sachezinho de lavanda no guarda-roupa. O cheiro espanta as traças, o que vai deixá-lo um pouco mais protegido. No entanto, ele não expulsa as traças já existentes. Por isso, é importante limpar seu guarda-roupa primeiro.

Embora naftalina seja um pesticida eficaz, ela faz mal à saúde, por isso não é tão legal. Saiba um pouco mais sobre os efeitos dela nesse site.

Cuidado também na hora de comprar peças

Você fez tudo o que foi ensinado aqui e agora seu guarda-roupa está livre de traças. Aí você vai no brechó e compra um belo casaco de lã vintage e dois meses depois seu armário está infestado de novo. O que aconteceu?

Se você chutou que a culpa pode ser do brechó, você pode ter razão. Claro que não são todos, mas alguns brechós podem sofrer de traças sem saber (lembre-se: os bichinhos vivem escondidos!) e isso pode acabar sobrando para o seu guarda-roupa.

Por isso, redobre os cuidados com essas peças. Antes de guardá-las, limpe-as vigorosamente e deixe um pouco no sol. Só depois coloque no seu guarda-roupa.