Seja para energizar ou para dar aquela relaxada, o banho é essencial.

Mas esse momento delicioso pode ser atrapalhado quando sua toalha está toda ressecada e sem maciez, parecendo uma verdadeira lixa. O que será que você poderia ter feito para evitar isso?

Algumas dicas simples podem ajudar bastante a manter suas toalhas com aparência – e o principal, textura! – de novas por mais tempo. Aprenda como cuidar de toalhas com A Lavadeira.

Por que NÃO lavar toalhas em casa

Pode parecer exagero, mas não é: toalhas são peças que devem ser lavadas com cuidado para serem mantidas por mais tempo.

Isso devido ao próprio mecanismo que faz a toalha ser apropriada para secar nosso corpo: a toalha é feita de tecidos que absorvem a água, além dos “pelinhos” que puxam a água.

Quando você erra a mão no produto de limpeza, nem que seja por um pouquinho, a toalha retém esses produtos, o que afeta sua absorção e deixa com a textura áspera. Se fosse só isso ainda vai, mas tem outro problema: isso alimenta as bactérias que saem junto com a sujeira do nosso corpo, o que pode causar outros problemas.

Para evitar esses germes e outros bichinhos, as toalhas devem ser lavadas numa temperatura mais alta, quando comparamos com as roupas normais.

Você pode evitar toda essa dor de cabeça para lavar suas toalhas. Conte com A Lavadeira, a lavanderia por assinatura até 70% mais econômica que as alternativas tradicionais. Com A Lavadeira, suas toalhas ficam limpas e você tem mais tempo para o que realmente importa.

Você sabe quantas vezes deve usar a mesma toalha?

Essa pergunta geralmente cada um tem uma resposta. Tem gente que prefere trocar de toalha todos os dias e aqueles outros que trocam uma vez por semana e olhe lá.

Mas o ideal é que você troque de toalha a cada 3 ou 4 utilizações. Assim, você consegue aproveitar o melhor da maciez e trocá-la no momento em que ela começa a ficar muito suja.

Essa frequência é para toalhas de corpo e rosto. Toalhas de mão, que são utilizadas mais vezes e por diferentes pessoas, devem ser trocadas a cada dois ou três dias.

Mas não é só trocar que é importante.

Também é importante rotacionar o seu conjunto de toalhas. Isso porque as toalhas se desgastam a cada ciclo de usos e lavagem.  O ideal é ter entre 3 e 4 conjuntos: enquanto um está em uso e outro, lavando, dois estão descansando no guarda-roupa.

Outras dicas para cuidar da sua toalha

Você tem o costume de remover maquiagem ou outros cosméticos com a sua toalha? Isso pode manchá-la. Nesse caso, reserve uma toalha somente para essa função. Assim, tudo bem se manchar.

Outra coisa importante: nunca pendure sua toalha dobrada em ganchos ou barras.

Quando você faz isso, as bactérias e os germes que saem do nosso corpo tem o ambiente ideal para se proliferar, com a umidade e a sujeira da pele. Isso pode até mofar a toalha!

Prefira sempre estendê-la aberta.