Mas ainda falta uma peça que pode definir completamente o estilo que você está trajando: o calçado.

Afinal, um sapato social combinado com as peças acima passam uma mensagem sóbria completamente diferente do que as mesmas roupas com um tênis, que deixa tudo mais despojado e divertido.

Mas na mesma proporção em que são versáteis, seus calçados estão constantemente expostos a vários perigos e sujeiras. Você pode pisar numa pedra e rasgá-lo ou deixar cair café naquele Chuck Taylor branco. Isso sem falar no suor, que deixa mal cheiro e pode danificá-lo. Por isso é muito importante saber como cuidar de sapatos.

Bom, é fácil aprender a tratá-lo bem. Por exemplo, você pode mandar lavá-lo com a equipe da A Lavadeira, que é especializada em todos os tipos de roupas (e calçados!), não agride o meio ambiente e ainda é 70% mais barata que as alternativas tradicionais.

Além disso, você pode tomar pequenas atitudes que vão fazer seu sapato ou tênis durarem bastante. Veja as dicas a seguir.

Cuidados em condições adversas

É muito ruim sair de casa com aquela bota de couro e chover, não é mesmo? Também não é legal quando seu cachorrinho pisa no seu tênis branco com a patinha suja de terra.

Por mais chatas que sejam, essas situações não representam o fim do mundo, se você tomar atitudes rápidas. Por exemplo, quando você suja seu sapato ou tênis por algum motivo, tente limpá-lo rapidamente com um pano molhado, evitando que a sujeira pegue mais profundamente.

Molhou na chuva? Sem problemas: aproveite aquele jornal velho que está largado no canto e coloque dentro, para absorver a umidade. Coloque o par num lugar arejado e deixe secar. Atenção: nada de secador ou fontes de calor, já que diferentes tecidos podem danificar na presença do calor, como o couro.

Falando em couro, assim como casacos de couro, você deve hidratar e encerar com frequência, já que a salinidade do suor pode desgastar o calçado.

Outra dica bem legal é evitar repetir diariamente o mesmo calçado. A ideia é que você deixe seu tênis ou sapato respirando por um dia depois de usá-lo. Assim, você permite que o suor evapore e dá espaço para o mal cheiro sumir.

Sapato caro? Velhinho caindo aos pedaços? Tem jeito!

Encontrar um sapato que seja confortável e case com o seu estilo pode ser uma tarefa difícil, então é comum as pessoas se apegarem àquele par velhinho, todo surrado e desbotado. Mas isso não precisa ser assim: você sabia que você pode recuperar seu calçado?

Sim, um sapateiro pode ajudá-lo. Esses profissionais podem recuperar o solado, o interior, consertar rasgos e cortes e até mesmo recuperar a cor. Aquele seu New Balance preferido pode ficar novo de novo.

Outro tipo de sapato que todo mundo fica com receio de usar é aquele social de couro que você ganhou da sua avó e que você sabe que custa metade do seu salário. Imagina estragá-lo? Que prejuízo.

Nesses casos, você pode se precaver. Por exemplo, você pode aplicar um spray impermeabilizante ou um que proteja contra a aderência de sujeira. Além disso, você pode pedir para um sapateiro colocar uma camada de borracha na sola, para evitar o desgaste e ainda deixá-lo antiderrapante. As possibilidades são muitas!