Seja em forma de camisas, vestidos, gravatas ou até roupa de baixo, a seda oferece conforto e elegância.

No entanto, esse tecido pede por cuidados especiais.

A seda é um tecido de origem animal, assim como o couro. Mas enquanto o couro é pele, a seda é retirada do casulo do bicho-da-seda, inseto originário da China, mas que hoje é cultivado no mundo todo.

Saiba como cuidar melhor das suas roupas de seda com A Lavadeira.

Cuidados na hora de lavar roupas de seda

Você sabia que a maioria dos produtos de limpeza que usamos em casa podem danificar suas roupas de seda?

Sim, é verdade! Sabão com componentes alcalínicos, produtos a base de álcool e até mesmo produtos comuns como alvejantes podem danificá-las. Você não quer que suas peças fiquem manchadas ou percam a força, rasgando por qualquer coisa.

E não são só os produtos que são culpados. O próprio giro da máquina de lavar pode danificar a peça, rasgando-a.

Até variações na temperatura da água podem causar problemas. Sedas coloridas podem manchar as peças brancas. Não pode secar no sol…

Você pode evitar esses transtornos contando com A Lavadeira. Nossa equipe é experiente com peças de seda, utilizamos materiais e processos que não agridem o tecido e oferecemos um serviço até 70% mais barato que as lavanderias tradicionais. Confira.

Cuidados também na hora de guardar peças de seda

Outro momento onde é importante acertar a mão é na hora de guardar suas peças de seda.

Na hora de guardá-las, escolha um lugar seco e abrigado da luz solar. Assim, você evita que as roupas amarelem.

Mas o principal perigo mesmo para suas roupas de seda são as traças, que adoram esse tipo de tecido. Confira algumas dicas para evitar que esses bichinhos destruam aquele vestido lindo de seda:

  • Nunca guarde uma peça suja. As traças se alimentam de proteínas da nossa pele e pêlos, seja nosso ou de animais;
  • Nunca guarde dentro de sacolas de plástico. Esse comportamento deixa a peça úmida, componente vital para a proliferação das traças;
  • Roupa guardada há muito tempo? Dê uma chacoalhada nela à luz solar. As traças odeiam tanto o movimento quanto a luz do sol. Faça isso a cada 6 meses com suas peças;

Outros cuidados com roupas de seda

Compostos químicos como perfumes e produtos de beleza podem manchar sua peça de seda. Espere tudo secar antes de vestí-la.

Tem um amassado na sua roupa de seda? Você até pode passar, mas faça em temperatura branda. Assim, você evita danos nas suas peças.