Além de manter o corpo quente nos dias mais frios, sua textura e aparência são elegantes e combinam com uma série de peças.

No entanto, peças de couro demandam cuidados especiais.

Como são peles que passam por um processo químico para evitar decomposição, você não deve esperar que vai cuidar de sua jaqueta de couro do mesmo jeito que cuida de camisas brancas ou calças jeans, por exemplo.

Quer entender mais sobre como manter roupas de couro com aparência de novas por mais tempo? Siga nossas dicas.

Evite lavar em casa

Você derrubou alguma coisa e ficou uma mancha na sua peça? Por mais que pareça simples de resolver, é melhor você contar com a ajuda de um profissional.

Isso porque lavar suas peças de couro com água interfere no processo químico que impede o couro de apodrecer. A partir disso, pode acontecer várias coisas, como encolher, aparecer manchas piores e danificar a peça.

Peças de couro geralmente custam um bom dinheiro, por isso é melhor não arriscar. Conte com profissionais experientes, como nós da A Lavadeira, a lavanderia por assinatura que entende tudo de roupa. Você resolve seu problema e economiza.

Muito cuidado na hora de guardar

Roupas de couro são complexas, até mesmo na hora de guardar.

Por exemplo, você sabia que não deve dobrar roupas de couro, mesmo aquela calça que você usa nos shows de rock? O couro tem tendência a amassar e ficar marcado.

Nesse caso, prefira pendurar em cabides, que ajudam a manter o formato da peça. Mas nem pense em colocar um plástico nela! Essa prática pode aumentar a umidade da roupa de couro, o que pode causar mofo. Se você deve cobrir, é melhor usar uma capa de TNT perfurada, que não abafa a roupa.

Semestralmente, o ideal é tirar sua peça de couro do armário e deixá-la arejar por um dia inteiro. Isso evita que a peça fique úmida e crie mofos dentro do armário. Feito isso, pode guardar de novo no armário.

Se você não tem armário e pendura sua roupa em araras, atenção para o sol. Ele resseca e pode amarelar sua roupa de couro. Você deve guardar num lugar à sombra e abrigado da luz solar.

Outros cuidados com roupas de couro

Como o couro é um tecido feito a base de pele, ele também pode ficar ressecado. Para evitar isso, existe uma solução caseira bem simples: hidratá-lo com hidratante de pele ou cera incolor. Prefira produtos sem álcool e aplique na roupa com um algodão limpo e seco.

Outra dica: amassou sua peça de couro? Não tem problema, isso tem solução. Basta passar o local onde ficou amassado com o ferro em temperatura branda, colocando um pano por cima. Assim você evita queimar sua peça!

Outro cuidado que é bom ter com suas peças de couro é evitar umidade no geral. E não estamos falando só de água aqui. Tome cuidado com perfumes, produtos de beleza e até mesmo com o suor da sua pele.

A umidade faz o couro perder a cor. Você não quer que suas peças fiquem manchadas, não é mesmo?