Você sabe como conservar os ternos corretamente? Muitas pessoas precisam do traje para trabalhar no dia a dia — uma peça essencial para quem trabalha no meio corporativo. Porém, mesmo quem não tem essa obrigação, costuma ter algumas peças em seu guarda-roupa para ocasiões especiais.

Encontrar ternos de qualidade, com um bom corte e caimento, nem sempre é fácil. Por isso mesmo, a conservação tem um papel fundamental para aumentar a durabilidade e garantir que ele esteja sempre bem alinhado.

Neste conteúdo, listamos as principais dicas para manter os seus ternos sempre bonitos para o seu trabalho e outras ocasiões. Confira!

Não utilize por mais de dois dias seguidos

Mesmo que seja uma roupa importante para o trabalho e que possa ser usada mais de uma vez antes da lavagem, limite a frequência a 2 dias seguidos e, depois, dê um período de descanso. 

Isso não significa que a cada dois usos você precise lavar as peças, porém, é importante dar um espaço entre os usos para eliminar o suor e permitir que as fibras do tecido voltem para o lugar.

O uso prolongado, sem o devido descanso, pode fazer com que a peça fique um pouco deformada. Além disso, o uso contínuo impedirá que o suor se dissipe, exigindo lavagens com maiores frequências. No entanto, lavá-lo de maneira recorrente também pode danificar a peça e reduzir a sua durabilidade. 

Guarde o terno de maneira adequada

O terno deve estar sempre pendurado para se manter alinhado, mas não basta escolher qualquer cabide. O ideal é ter uma boa abertura, fabricado em madeira e com bastante resistência. Sendo assim, o formato deve imitar o ombro humano, mantendo o caimento enquanto ele descansa, preservando a forma original. 

A calça deve ser pendurada pela barra em um cabide, para evitar que ela fique com vincos que deformam a peça ao vestir. Ademais, não mantenha as peças dentro de capas plásticas. Esse é um hábito comum, mas impede que o tecido respire. 

Tire o pó e sujeiras com escovas especiais

Para a limpeza do dia a dia, utilize uma escova especial. Elas conseguem tirar a poeira e algumas sujeiras superficiais, evitando que a peça precise de lavagens constantes. Além disso, é importante conhecer as melhores práticas sobre a limpeza. 

Para os ternos, é indicada a lavagem wet cleaning, que é feita com produtos químicos específicos e exige conhecimento profissional. Uma dica essencial é sempre lavar todas as peças: lavar apenas o paletó ou a calça pode fazer com que elas fiquem com algumas diferenças nas cores. 

Saiba como passar corretamente

Os ternos não devem ser passados a ferro, já que o calor pode danificar o tecido. Quando necessário, o ideal é utilizar um vaporizador para evitar danos à peça. Caso não tenha o equipamento e precise realmente passar, tenha um tecido de proteção entre o ferro e a peça. Contudo, saiba que não é recomendado fazer essa tarefa em casa.

Isso pode destruir as fibras naturais da roupa e alterar a sua aparência. Por tanto, contar com o auxílio profissional é o mais indicado. As lavanderias podem entregar a peça pronta para o uso, então é só guardá-la corretamente que não será necessário passar antes de vestir.

Conheça as melhores práticas para o transporte

É comum precisar levar o terno para outros lugares, especialmente em viagens. Nesse caso, o transporte pode trazer dificuldades para manter a peça bem alinhada. Se possível, transporte-a pendurada pelo cabide para que mantenha o formato.

Porém, nos demais casos, basta seguir alguns passos para conseguir transportá-lo com dobras, sem prejudicar a aparência. Vire o terno do avesso, una os ombros e alinhe as lapelas, dobrando a peça, e depois enrole. Para não ter imprevistos, assim que chegar ao destino verifique a peça e, se necessário, procure auxílio profissional para passar.

Contrate uma lavanderia

Para garantir as melhores práticas em relação à limpeza do seu terno, conte com o serviço de uma lavanderia. Com produtos e equipamentos corretos, além de conhecimentos específicos para preservar a peça e o alinhamento, fica mais fácil garantir que o seu terno estará pronto para todos os compromissos.

Depois de conhecer as dicas sobre como conservar ternos, esperamos que você consiga colocá-las em prática. Caso precise de suporte, aqui na A Lavadeira temos experiência e todos os itens necessários para manter a sua roupa alinhada para todas as ocasiões.

Gostou do conteúdo? Então acesse o nosso site e conheça os nossos serviços!